sábado, 22 de janeiro de 2011

Fim de semana da saudade


Não adiantou nada ter pedido aos meu amigos que não ficassem me provocando muito nesse período que estarei ausente da minha maravilhosa Bahia. Como sabem o quanto eu gosto do Pre-caju, e o Pre-caju tá rolando esse fim de semana, já vieram me pertubar, dizendo pra eu ir passar só esse dias no Brasil e depois voltar. Agora não consigo mais parar de ouvir Chiclete com Banana, ou pensar no sol e nas festas que tão rolando por aí. Muito obrigado pessoal, por me lembrar do Pre-Caju. Não sei o que será de mim no Carnaval...

Retrospectiva da semana (parte 2)

Como ia ficar muito grande se fizesse apenas uma postagem, resolvi dividir. A retrospectiva continua.
Durante a semana aqui fez muito frio (pra variar um pouco), chegamos a -44 graus celsius, e de acordo com os jornais, Winnipeg e um local la no Artico, foram os dois lugares mais frios do planeta no dia 18 de janeiro. Já estou me acostumando com o frio daqui, mas nesse dia realmente foi demais, quando estava na rua, sentia meu rosto congelando, o frio em excesso chega a doer...
Mas passada a semana, chegamos a tão esperada sexta-feira, e pra não perder o hábito, saimos pra tomar aquela velha cerva:

Fique na dúvida se gostava mais das latinas ou das européias, acabei pedindo as duas... Hehehehehe
E no sabado, mais uma lição culinária, dessa vez foi com a Jéssica, a mais nova habitante da casa, diretamente de Taiwan:



E já que eu apresentei a Jéssica, vou apresentar agora a Soo Jung, a minha outra coleguinha de casa, Soo Jung veio da Coreia do Sul. Muito gente boa, mas não tava muito a fim de tirar fotos não...

Retrospectiva da semana (parte 1)

Amigos, o bicho começou a pegar aqui essa semana. A faculdade ta puxando mais a cada dia que passa, quando entrego um trabalho, eles já pedem o próximo, não ta dando tempo pra fazer nada direito, por isso não pude postar essa semana. Por isso farei uma breve retrospectiva do que aconteceu essa semana. Como sempre, vou usar as fotos pra ilustrar.

Bem, no domingo, foi dia de aprender a cozinhar, Paul me ensinou a fazer Chili (prato típico do México), e foi assim que aconteceu:
Ingredientes listados, vamos por a mão na massa.






Depois junta tudo nas panelas, e vai acompanhando.



E no final, é só se deliciar. Dixie ficou só na vontade...




sábado, 15 de janeiro de 2011

E sexta-feira é dia de Cerveja!!!!


Amigos, ontem foi sexta-feira, e cumprindo bem minha função de brasileiro, convidei a sala toda pra tomar umas num Pub la perto da Faculdade. Quase todo mundo foi, tomamos umas, nos aproximamos mais, e nos divertimos bastante. O ponto negativo foi que os onibus por aqui param de rodar cedo, por isso, alguns não puderam passar muito tempo, mas os cachaceiros de primeira ficaram até o fim!
Outra coisa ruim aqui é o preço da cerveja, paga-se $5,25 por um copo de 400ml, passando para reais fica uns R$9,00 mais ou menos. Mas como quem converte não se diverte, é melhor não pensar muito nisso...





Como sempre, fiquei até o final, e não, a loirinha não está solteira...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

E a vida segue aqui no norte.

Este Post será basicamente fotográfico. Primeiro umas fotos aqui da lavação de roupa. Pois é, ate isso tenho que fazer, mas por enquanto esta bem tranquilo, como tudo aqui, o processo é muito pratico.

E agora umas fotos tiradas essa semana do pessoal da minha sala la na Faculdade. Como o dizem por aqui, parece uma reunião da ONU, uma vez que tem gente do mundo todo, na legenda tem países do povo:
Nessa fila, as duas primeiras são da China, a terceira de Taiwan, os dois rapazes da China, e o último do Paquistão.

Nessa os quatro primeiros da India, o outro da Russia, e os dois últimos da Turquia.

Nessa, a moça é da Jamaica, o rapaz da Nigeria, a outra menina da Thailandia, o moço de El Salvador.

Aqui, os caras da Turquia na fente, e atras o outro brasileiro, e o mais alto é canadense.

Finalmente, Eu, o mexicano, a loirinha canadense, os turcos de novo, e o sentado é canadense também.
E pra finalizar, umas fotos de Dixie, a cadelinha aqui da casa, brincando no meio da neve:





segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Winnipeg em video!

Bem pessoal, ha tempos que venho prometendo fotos da cidade, mas ate entao nao coloquei nada. Para matar um pouco da curiosidade de voces, fiz um pequeno video aqui por perto da casa. O problema do inverno eh que nao da pra ficar muito tempo com a maquina na rua, porque a bateria acaba em muito pouco tempo, alem disso, sua mao tambem congela se ficar muito tempo exposta sem protecao. De qualquer jeito, ta ai o video, em breve colocarei as prometidas fotos:

E a adaptacao continua...

Bem amigos, os dias seguem aqui na terra gelada, e aos poucos consigo me adaptar melhor a cidade. Posso dizer que ainda sinto muito a falta de meus familiares e amigos. Os desafios aqui sao diarios, e nao eh facil ter que ir se virando sozinho pra fazer tudo, sem ter aquele velho ombro amigo pra dar suporte. Mas isso faz parte da experiencia, o importante eh conseguir aprender algo com as situacoes que aparecem.
Falando em amigos, alguns ja sabem, mas para os que ainda nao sabem, existe um outro brasileiro na minha sala, mas ele nao eh so brasileiro, ele eh baiano, e pra acabar de completar, ele eh de Salvador. Quais seriam as chances, certo?
Pois eh, o legal eh que temos nos ajudado bastante aqui, tanto nas atividades academicas, quanto no processo de adaptacao. Hoje a tarde nos fomos no shopping comprar nossos telefones celulares, e depois la na casa onde ele esta hospedado para que eu conhecesse os seus anfitrioes aqui no Canada.
A casa eh fantastica, parece aqueles chales que se ve nos filmes americanos, toda construida com troncos de arvores. Eh algo completamente diferente do que se ve aqui. Alem disso fica bem a margem de um dos rios que corta a cidade (5 metros), e nada separa a casa do rio, por isso eles tem uma vista maravilhosa. Nao pude tirar fotos porque estava a noite, e as fotos nao ficariam muito boas, mas depois voltarei la durante o dia e tirarei algumas fotos. Por sinal, eles me convidaram para ajudar a construir a pista de patinacao que sera feita na frente da casa, la no meio do rio, que esta congelado a essa altura do ano. Portanto, muito em breve devo estar patinando no meio do Red River. Heheheheheh
Abaixo a foto que tirei la dentro da casa, em pe, Eu e Hans (colega de salvador), sentados, os donos da casa, David e Sigrid:
Abraco a todos!
 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

E comecaram as aulas...


Ola pessoal, depois de alguns dias sem postar nada, resolvi aparecer para dar noticias.
Enfim as aulas comecaram. Ainda estamos na fase das apresentacoes, ate entao nada muito diferente do que encontramos no Brasil. Ate aquele terrorismo que fazem por ai, dizendo que voce vai ter que se matar de estudar para tirar a nota na media, por aqui eh a mesma coisa.
O que ha de diferente aqui eh realmente o direcionamento do curso. Os professores falam o tempo inteiro no mercado de trabalho, desde o comeco, so se fala em direcionar o aluno para que faca contatos no mercado de trabalho (Networking, pra o pessoal de ADM.). Varias atividades serao feitas dentro de empresas, justamente para apresentar os estudantes aos possiveis empregadores. Sem contar as palestras, entrevistas, jantares e workshops que serao realizados.
Eles se orgulham muito em dizer que 98% dos alunos do curso ja saem empregados.

A turma parece muito legal ate o momento. Pelo visto serao 23 alunos, e para minha surpresa, so ha 4 canadenses na turma. Tem gente de todo canto la na sala, tem gente da China, India, Taiwan, Russia, Turquia, Brasil,  Mexico e Nigeria. O pessoal ainda esta se enturmando, mas parece que todos sao bem inteligentes. Ate o momento todos se mostram bastante simpaticos tambem.
Duas coisas curiosas que ja consegui descobrir nesse dias com o pessoal. O Nigeriano sabe fazer acaraje, e nos ja ficamos de marcar com ele um dia pra juntar o pessoal e comer um acaraje. Hehehhehe
E a outra diz respeito ao frio, o aluno da Russia disse que nem na la no pais dele eh tao frio quanto Winnipeg. Kkkk

Ate o momento eh isso dai. Como comecou agora, ainda nao tive cara de pau de pedir pra tirar fotos do pessoal, mas em breve vou colocar aqui e fazer os devidos comentarios. As fotos que veem foram tiradas dentro da sala de aula, quando o povo ja tinha ido embora.
Abraco a todos!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Let's cook!

Bem pessoal, ja to comecando a me acostumar mais com as coisas na cidade e na casa, por isso resolvi me arriscar na cozinha, uma vez que vou ter que preparar minha comida. Fiz uma das unicas coisas que sei, receita da mamae, macarrao com atum. hehehehehehehhe
Ficou bem gostoso, olhem as fotos.



Depois da otima refeicao fui dar uma volta na cidade, que estava completamente vazia, o frio nao eh pouca coisa nao. Descobri que ja filmaram alguns filmes aqui, inclusive um com Brad Pitt, numa proxima de onde vou estudar. Cheguei em casa a noite, quando consegui tirar uma foto antes da minha mao congelar, sem brincadeira, com -20 vc nao consegue ficar mto mais que 3 minutos com a pele exposta nao, se ficar congela mesmo...
Esta foto eh aqui da vizinhanca, da pra ter uma ideia de como eh, vou tentar tirar outras durante o dia que fica melhor de ver.
See ya!


Reveillon em Winnipeg!

Bem pessoal, o dia 31 foi bem complicado para mim. Passar uma data comemorativa longe de todo mundo definitivamente nao eh mole. Alem de tudo, passar com a familia dos outros tambem nao parecia ser uma ideia muito boa, mas enfim, quem tah na chuva eh pra se molhar...
Tinha sido convidado no primeiro dia pra passar o reveillon no apartamento da sobrinha do Paul, a simpatica Lindsey, juntamente com o resto da familia deles. Como o dia tinha sido dificil, eu quase desisti de ir, mas resolvi encarar de ultima hora.
Ainda bem que nao desisti, porque a noite acabou sendo surpreendentemente agradavel. Mais uma vez todos me trataram muito bem. Fizeram muitas perguntas sobre o Brasil, demonstraram muito interesse em nossos costumes, nossa geografia, nossa populacao etc...
O apartamento deles fica no centro da cidade, no 16 andar, e de la dava pra ver os fogos de artificio. 
Vista da sacada do apartamento.
Para passar a noite eles organizaram um founde, que estava muito gostoso por sinal. Passamos a noite conversando, comendo, e dando muita risada. O pessoal eh realmente muito divertido. Eu disse a eles que tinha uma imagem diferente dos canadenses, e eles retrucaram dizendo que eu nao esperava encontrar tanta gente doida junto e talz, foi algo bem interessante. Eles demonstram ser pessoas bem educadas, nos dois sentidos, tanto no sentido de educacao escolar, quanto no sentido pratico do dia a dia.

Da esquerda para direita: Lindsey, Megan, Bruce, Rita (mae do Paul), Carol, Paul e Eu.
 A hora da virada tambem foi bem curiosa. Primeiro porque estava -33 na rua, e por isso a mesma estava bem vazia, e segundo porque eles queimaram os fogos de artificio as 10 da noite, duas horas antes da virada, o pessoal ficou fazendo piada deles mesmo...hehehehehhe

Foi assim meu primeiro reveillon internacional, nas fotos voces veem o pessoal da familia e os fogos vistos da janela.
Abraco a todos.
Feliz Ano Novo!